domingo, 23 de fevereiro de 2014

Amamentação

"Quer amamentar?!" foi a primeira pergunta que fizeram assim que cheguei ao quarto, ainda mal tinha visto o baby Salvi, já me estavam a perguntar se queria amamentar. 
Uma das enfermeiras, que com o efeito da anestesia epidural e dos três reforços que me tiveram que dar,  me parecia um professora que tive no secundário explicou-me como é que se amamentava, em que posição se deveria por os bebés, o que  se deveria fazer para eles não adormecerem e não utilizarem a mama como chucha, que de uma vez se dá de mamar num lado e da próxima da outra (e deu-me um conselho bastante bom, para não nos esquecermos que mama de-mos, por um lacinho no soutien ou então mudar a aliança de mão), também me explicou que se eu tivesse demasiado leite poderia tira o leite com uma bomba e congela-lo. 
Durante os três primeiros dias dos cinco, que estive na maternidade tentei com todas as forças amamentar, fiz paninhos de água quente no peito para o leite "descer", fiz massagens mas tudo em vão, o leite simplesmente não vinha e o baby Salvi sempre cheio de fome, o pediatra recomendou-me logo no primeiro dia que o baby Salvi não tinha nascido com o peso recomendado e que tinha que o alimentar como deve ser, isto é acorda-lo e dar-lhe leite de duas em duas horas, mas as minhas maminhas não estavam a ajudar, e uma das enfermeiras embirrava comigo e dizia-me que não me dava o suplemento, porque eu é que não queria amamentar, até que numa das noites tive a maior discussão da minha vida, disse-lhe que ou ela me dava o leite para o baby Salvi ou que na manhã seguinte apresentava queixa dela à enfermeira chefe e que processaria o hospital por negligência médica (devido ao facto de ter sido operada no mesmo hospital a um joelho e ninguém ter visto nas análises que estava grávida, e a ela se recusar a prestar auxilio), nos dias seguintes de duas em duas horas tinha um biberon com leite quentinho para o baby Salvi beber, com a brincadeira da senhora o Salvi perdeu 600g na maternidade.
Na consulta de alta da maternidade o pediatra recomendou- me que o Salvi continuasse com o mesmo leite que tinha iniciado na maternidade o NAN 1 da Nestlé. Recomendo vivamente este leite, é bastante bom e não causa cólicas e o melhor é que se compra em qualquer hipermercado. 


NAN 1 - Nestlé
O papá a dar leite ao baby Salvi

Sem comentários:

Enviar um comentário